Biografia

Capa da colecção “Ídolos do Desporto”, 1958

Nome: Francisco Xavier Franco Bélico de Velasco

Data de nascimento: 16 de Novembro de 1934

Local: Ribandar, Goa, India Portuguesa

Habilitações: Antigo 5º ano do Liceu

Residências:

– Lourenço Marques, Moçambique, de 1935 a 1961

– Vila do Dondo, Beira, 1956

– Díli, Timor Leste, de 1961 a 1963

– Johannesburg, África do Sul, de 1965 a 1978

– Maputo, República Popular de Moçambique, de 1978 a 1981

– Monza, Itália de 1982 a 1983

– Portugal, desde 1981.

Profissão: Topógrafo-Hidrógrafo, de 1956 a 1980, ano em que sofreu um acidente, em trabalho, de que resultou a perda da sua mão direita. Arte finalista, a partir de 1986.

Atleta:

– 1948 – Júnior, equipa do SNECI, aquando da digressão a Moçambique, da Selecção Nacional Portuguesa, Campeã do Mundo.

– 1949 – Júnior,  equipa do SNECI – Campeão Distrital

– 1950 – Reservas, equipa do SNECI – Campeão Distrital

– 1951 – Seniores, equipa do SNECI

– 1953 – Componente da selecção de Lourenço Marques aquando da visita do Sport Lisboa e Benfica, Campeão Nacional.

– 1955 – Componente da equipa do SNECI, a primeira equipa Moçambicana a visitar Portugal. Convocado pela Federação Portuguesa de Patinagem, para acompanhar a Selecção Nacional que participou no Campeonato do Mundo, realizado em Itália, Trieste e Milão. Realizou o primeiro jogo pela Selecção, em Modena.

– 1956 –  Ingressa no Grupo Desportivo da Lusalite da Beira e faz parte da Selecção dessa cidade que recebeu e venceu por 5×3, a equipa de Paço d’Arcos, Campeã Nacional em digressão por África.

– 1956 –  Ingressa no Clube Ferroviário de Lourenço Marques.

– 1957 –  Como componente do Misto e da Selecção de Lourenço Marques, recebeu e venceu a Selecção da Catalunha, virtual Campeã da Europa por 4×3 e 5×1, respectivamente.

– 1964 – Ingressa no Clube Sporting de Lourenço Marques

– 1957 a 1964 – Como componente da Selecção Nacional,  conquistou todos os títulos máximos que podia conseguir, Campeão Latino, Europeu e Mundial. Internacional durante oito anos, venceu três das quatro fases da  1ª taça Latina, um Torneio de Montreux, um Torneio Internacional de Lisboa, um Campeonato da Europa,  em Génève, em 1959 e dois Campeonatos do Mundo, um no Porto, em 1958 e outro em Madrid, em 1960, sendo  vice campeão mundial em Barcelona, em 1964.

Louvores:

Medalha de Mérito Desportivo da ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE LOURENÇO MARQUES.

Louvor público da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE PATINAGEM da qual é Sócio de Mérito.

Louvor público do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL.

Medalha de Mérito Desportivo concedida pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA,  Exmº.  Sr. Almirante Américo Tomás.

Jogador/Treinador.

– 1955/56 – Lusalite da Beira

– 1956 a 1961 – Clube Ferroviário de Lourenço Marques

1964 – Sporting Clube de Lourenço Marques

Treinador:

1964Seleccionador de L. M., equipa “B”, III Torneio Internacional

– 1976 a 1978 – Treinador da Associação Portuguesa de Johannesburg, do Fiestaland Club e Seleccionador do Transvaal, aquando da visita da Selecção Nacional Portuguesa à África do Sul. Membro fundador da Transvaal Roller Hockey Association e seu 1º Secretário Geral.

– 1981/1982 – Treinador da Associação Desportiva de Oeiras.

1982Seleccionador Nacional da República Popular de Angola para o Mundial de Barcelos, com a participação de 22 países. Classificada no grupo “A”.

1982/1983 – Treinador do Hockey Club Monza. Participação nos play-off do Campeonato de Itália.

1983/1984, 1984/85 – Treinador do Sporting Clube de Tomar.

Diversos:

– 1968 – «Moreira, Velasco e Bouçós nomeados Sócios de Mérito da Federação Portuguesa de Patinagem, por relevantes serviços prestados à modalidade, apesar de não terem completado 100 internacionalizações. A proposta, (de acordo com o Diário Notícias de LM, de 28 de Agosto de 1968), apresentada pelos delegados Bruno Teixeira (Lisboa), Fernando Barbot (Porto), Mário Sérgio (Manica e Sofala, José Vaz Guedes (Lourenço Marques) e Nelson Soromenho (Funchal) distinguiu ainda Gaudêncio Costa e dr. Paulo Sarmento (nomeados sócios honorários) e os dirigentes e seleccionados que levaram Portugal à conquista do Campeonato do Mundo e da Europa, bem como os hoquistas que completaram mais de 100 internacionalizações, como Edgar, Correia dos Santos, Jesus Correia, Vaz Guedes, F. Perdigão, Fernando Adrião, A. Matos, Cruzeiro, Vítor Domingos e Livramento»

– 1982 – Escreve e publica o livro “HÓQUEI EM PATINS”

– 1982/1983 – Obtém a categoria máxima de Allenatore, em curso realizado na Scuolla dello Sport, do Comité Olímpico Italiano, pela Federazione Italiana de Hockey e Pattinnagio, no centro de Acqua Acetosa, em Roma.

Como nota interessante sobre esta categoria obtida em Itália, a nossa Federação, ao contrário do que estava previsto na lei que permitia a equivalência de cursos tirados no estrangeiro, em instituições com essa legitimidade, passou ao lado do pedido que fiz por escrito na altura, para esse efeito. Era uma política deliberada de nivelar todos por baixo.

– 1983 Representante dos Treinadores Nacionais, no Simpósio da FIRS realizado em Roma, indicado pela Federação Portuguesa de Patinagem.

Prelector convidado: Jornadas Pedagógicas, Centro Social Paroquial Paulo VI, Secção de Patinagem de Leiria.

– 1984 –  Prelector convidado: Jornadas Técnicas, Associação Académica de Coimbra, Secção de Patinagem.

– 1989 –  Prelector convidado: Curso de Formação de Árbitros de Hóquei em Patins,  promovido pelo Conselho Distrital de Árbitros, da Associação de Patinagem de Lisboa

– 1991 –  Prelector convidado: III Encontro de Treinadores de Hóquei em Patins,  em Oliveira de Azeméis, promovido pela Associação de Patinagem de Aveiro.

– 1994 –  Membro fundador da Associação Nacional de Treinadores de Hóquei em Patins.

– 2010 – Criador deste Website, autor dos seus conteúdos originais, desenhos, esquemas, animações e cartoons, apoiado pelo seu filho Rui Paulo à distância, em Dubai, sem o qual esta obra não existiria.

Ao terminar a Biografia acima descrita, é plausível intuir que será lida como quem abre um livro e deseja informar-se previamente, sobre “quem é quem“.

Ocorreu-me, todavia, que das quase cento e vinte mil palavras até agora (Fevº 2011) dactilografadas que identificaram inúmeras pessoas de certo modo envolvidas na minha carreira desportiva, entidades, dirigentes, treinadores, jogadores, e mesmo adeptos, com dezenas de fotografias individuais ou álbuns colectivos, nada foi referido acerca dos elementos mais chegados da minha família, com quem interagi, e que também fizeram parte desse universo que tanta influência exerceu sobre a minha vida.

Redimo-me, em tempo, e passo a mencioná-los e o (*) lembra aqueles que já não estão connosco, que eu saiba:

Meus Avós: Manuel Domingos Franco Bélico de Velasco* e Sara Quintino Rogado de Velasco*

Meu Pai: Cláudio César Franco Bélico de Velasco*

Minha Mãe: Maria Luísa (Lisoca) Francisca Lopes Pereira de Velasco*

Meu irmão: Mário Alfredo (Marocas) Franco Bélico de Velasco e minha cunhada: Effie de Velasco*

Minhas irmãs: Maria de Lourdes (Luquitas) Franco Bélico de Velasco Roberts, Madalena Iria (Lenocas) Franco Bélico de Velasco Antunes*, Maria Teresa (Tareca) Franco Bélico de Velasco Martins*, Maria da Graça (Gachota) Franco Bélico de Velasco dos Santos e Maria da Glória (Glorinha) Franco Bélico de Velasco*

Meus cunhados e ex-cunhada: Douglas Cyril Conrad Roberts*, Fernando Martins*, João Dionísio da Costa Santos*, Deodoro Couto Antunes* e Maria Fresco

Meus tios: Álvaro (Alvito) Franco Bélico de Velasco*, Hugo Franco Bélico de Velasco*, Manuel (Lito) Franco Bélico de Velasco*, Renato Franco Bélico de Velasco*, Abel Franco Bélico de Velasco* e Rui Franco Bélico de Velasco*

Minhas tias: Maria Palmira Lopes Pereira Ribeiro* e Maria Lola Franco Bélico de Velasco*

Meus sobrinhos: Anthony (Tony) Cyril Roberts, Francisco Cláudio (ChiX) de Velasco*, Francisco José (Chiquinho) Martins, Luis Filipe de Velasco Antunes e Victor Manuel (Vitó) de Velasco Antunes

Minhas sobrinhas: Maria da Glória (Glorinha) de Velasco Martins, Maria Alexandra (Sandra) Dionísio dos Santos, Maria Gabriela (Gaby) Dionísio dos Santos e Maria João (Jó-Jó) Dionísio dos Santos

Meus primos: Eduardo (Dadinho) Ribeiro*, Eduardo Franco Bélico de Velasco, Fernando Franco Bélico de Velasco, Augusto Franco Bélico de Velasco*, Carlos (Carlitos) Ribeiro*, Leonel Franco Bélico de Velasco, Carlos Velasco*, Alexandre Velasco e José Carlos Lopes Pereira

Minhas primas: Maria de Lourdes (Maluda) Ribeiro*, Telma Franco Bélico de Velasco*, Abrilete Franco Bélico de Velasco e Maria da Luz Franco Bélico de Velasco.

Primos e primas com quem também convivi: Sara Teresa Bélico Pires, Olga Bélico Pires, José Manuel Bélico Pires, Rafael Bélico Pires, Carlos Bélico Pires, Joaquim Bélico Pires, e Luis Bélico Pires; – Maria Laura Godinho de Mira*, casada com Manuel António Alves Teixeira* e filhos, António Augusto*, Luís João*, Ana (Anita) Joaquina*, Palmira Maria*, Maria de Lurdes (Bé-Bé)*, Manuel (Manecas) António*, Ramiro José e Francisco Orlando*, todos Alves Teixeira.

Minha ex-esposa, (1959 a 1966): Deanna Irene Joerning Nogueira e nossos filhos Rui Paulo Franco Bélico de Velasco, Alexandre Jorge Franco Bélico de Velasco e Vittorio Bollo, este de seu posterior casamento.

Meus ex-sogros: Rui Temudo de Andrade Nogueira* e Cynthia Joerning Nogueira*, esta filha de Joyce Joerning*.

Minha esposa (desde 1969): Vivienne Wolk de Velasco*, e nosso filho Cláudio Cesar Franco Bélico de Velasco e minhas enteadas Sharon Melanie e Adrienne Robyn.

Meus sogros: David Wolk* e Ethel Wolk*

Minhas cunhadas: Michelle Wolk* e Hilary Vogel e filhos desta: Tracey Shaw e Mattew Arrowood.

Minha nora: Anja Schwerin, casada com Rui Paulo Franco Bélico de Velasco; – e sua irmã Nicole Schwerin

Meus netos: Luís Nelson Franco Bélico de Velasco e Rachel Layla de Velasco, filhos de Anja e Rui Paulo

Avós maternos: Wolfgang Horst Lothar Schwerin e Brigite Elisabeth Duwe