Subsídios para a história do Hóquei em Patins

Os primeiros praticantes em Lourenço Marques

No que se refere a Inglaterra:

Da obra de Roger Pout, “The early Years of English Roller Hockey”, um magnífico estudo sobre os primeiros anos da modalidade, na Inglaterra, infere-se que o primeiro desafio de hóquei em patins de rodas, ocorreu em 1885 e que, no anos seguinte, um grupo de entusiastas elaborou um conjunto de “regras de jogo” que seriam aplicadas nas partidas que pretendiam organizar. Assim, o Hóquei em Patins foi jogado pela primeira vez de forma organizada, em 1886 e estes entusiastas podem ser considerados como os pioneiros da actual Associação Amadora de Rink Hockey, formada em 1904.

No que se refere a Moçambique, transcrevo do Boletim do SNECI, de Junho de 1955, o seguinte texto:

«Causaria certamente surpresa a muitos aqui em Moçambique residentes e certamente a todos que nos lerem na Metrópole, o conhecimento de que data de há cerca de 43 anos a prática do hóquei patinado nesta Província.

Na realidade a 5 de Outubro de 1912 – vai para 43 anos – inaugurou-se na Rua do Major Araújo o Teatro Varietá que ainda ali existe em funcionamento, agora como cinema.

Decorrido pouco tempo foi ali mandado construir um rinque para a prática do hóquei, rinque que foi o primeiro a ser construído em Lourenço Marques.

Era então de “bom tom” ir passar-se a noite no rinque do “Varietá” para assistir à prática do hóquei patinado.

Foram primeiros praticantes Germâno de Magalhães o grande internacional português há pouco falecido na Metrópole, G. B. Buccellato, o conhecido comerciante e industrial felizmente ainda entre nós, seu irmão já falecido, Francisco Barreto, já falecido e um outro antigo inspector dos CTT, Piedade Barreto, António Valente, actualmente administrador aposentado residindo na Metrópole, Luís de Aguiar Barbosa, ainda entre nós como funcionário dos SMAE, H. Edwards, A. Daintree, H. Scoones e Garcia de Carvalho.

Todos estes hoquistas de há mais de quatro décadas se podem ver nesta fotografia que nos foi gentilmente cedida pelo velho colono José Correia da Veiga, um moço de espírito com quem sempre encanta falar sobre os seus temas predilectos: “Era assim antigamente” ou “Lourenço Marques há 50 anos”.

Neste número especialmente dedicado aos nossos hoquistas e à sua digressão por terras da Metrópole julgámos do maior interesse arquivar esta fotografia, curioso subsídio para a história do hóquei em Moçambique».

Nota datada de 9 de Fevereiro de 2010: Faltam dois anos para podermos comemorar “um século” de prática da modalidade em Moçambique.

Nota datada de 5 de Outubro de 2012: Passaram-se 100 anos… desde que foi inaugurado o primeiro recinto de Patinagem em Lourenço Marques onde, pouco tempo depois, se realizou o primeiro jogo de Hóquei em Patins. 

This entry was posted in Da Cartola. Bookmark the permalink.

One Response to Subsídios para a história do Hóquei em Patins

  1. Pingback: O CAMPO DE HÓQUEI EM PATINS DO VARIETÁ EM LOURENÇO MARQUES, 1911 | THE DELAGOA BAY COMPANY

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *