1959 XXIV Campeonato da Europa

Este foi um ano cheio acontecimentos invulgares, numa e noutra parte deste Site já divulgados e de que não vale a pena fazer um relato circunstanciado. Para já, por mais que rebusque nos meus arquivos, não encontro fotografias dos torneios em que participei, a não ser as que se vêem neste álbum, e pouco mais.

As deslocações começaram com o 1º Encontro entre as selecções de Lourenço Marques e de Luanda, realizado nesta capital em princípios de Abril, que vencemos. Insólito foi o plantel de L.M. ter entrado dentro do campo e alguns dos seus componentes decidirem, por alta recreação, que deviam ir para o banco. O responsável não foi visto a descriminar qual a formação que iniciaria o encontro!

Um mês depois, o Seleccionador Nacional Victor Lemos, coadjuvado pelo Seleccionador Nacional Adjunto o tal que não falava com a equipa, convocou os seguintes jogadores para integrarem a formação que participaria no Campeonato da Europa, a ter lugar em Généve, Suiça, entre os dias 16 e 28 de Maio: Matos e Alves, guarda-redes, Edgar, Vaz Guedes, Adrião, Velasco, Bouçós, Souto, Carrelo e Perdigão.

Vencemos os jogos todos até chegar à fase final, em que só 4 países seriam apurados, tendo tido inusitadas dificuldades em derrotar a Inglaterra por (2×1), que na fase que antecedeu fora copiosamente vencida por nós. Tínhamos antes batido a Itália por (4×0), mas as coisas compuseram-se e, na final, acabámos por nos impor à Espanha por (5×2). Participaram também neste Europeu, a Bélgica e a Noruega.

De regresso a Lisboa, fomos recebidos na Casa dos Estudantes do Império, onde confraternizámos com a falange que normalmente nos apoiava ruidosamente quando realizávamos jogos no Pavilhão de Desportos, sito no Parque Eduardo VII.

Seguiu-se uma Homenagem improvisada à última da hora, ao Seleccionador Nacional Adjunto/Seleccionador de Lourenço Marques que iria teve lugar num rinque impróprio, contra uma equipa da 2ª Divisão, 24 horas antes de um jogo importante em Lisboa. Não participei por não a achar merecida e essa decisão foi previamente comunicada aos dirigentes e a todos os jogadores, sem excepção.

Posteriormente, de 25 a 29 de Julho, realizou-se o I Torneio Internacional de Lourenço Marques, organizado pela sua Associação Distrital, prova essa em que também não participei por razões sobejamente conhecidas na altura, que se resumiam ao simples facto de não poder aceitar um responsável técnico, infelizmente o mesmo que não dera prova nenhuma até esse ponto, que não falava com os jogadores da equipa a seu cargo. Assisti aos jogos da bancada e à barafunda em que o espectáculo se tornou, amargurado por tanta falta de bom senso por parte dos dirigentes da Associação de Patinagem local, antecipadamente conhecedores da total incapacidade do técnico responsável.

A Selecção de Lisboa venceu o Torneio com os seguintes resultados: (15×3) contra a Suíça, (11×1) contra LM «B», (5X1) contra a Alemanha e (4×3), na final, contra LM «A».

Mais para o fim do ano, precisamente de 12 a 14 de Novembro, os quatro hoquistas moçambicanos foram novamente convocados para se juntarem aos seus companheiros Matos, Vaz Guedes, Bernardino e Perdigão a fim de disputarem a IV Taça Latina no Pavilhão de Desportos de Lisboa, hoje Carlos Lopes. Derrotámos a Espanha por (6×1), após vencermos os demais participantes.

Ao ganharmos várias versões da Taça Latina, éramos titulados Vencedores das mesmas, mas uma vez que o somatório das nossas vitórias atingiu o prescrito pelo regulamento em vigor, ficámos na posse do troféu em definitivo, arrecadando o ambicionado título de Campeão Latino. Participei em 2 das suas versões vitoriosas.

Assim terminou este ano conturbado cujo saldo positivo se traduziu na conquista do Campeonato da Europa e da Taça Latina, provas importantes do calendário internacional. A nível regional, vencemos o Iº Encontro Luanda x Lourenço Marques e perdemos o Iº Torneio Internacional, realizado em casa.

[nggallery id=34]

This entry was posted in Álbuns. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *